1. Ovelhas desejam ser pastoreadas – “E dar-vos- ei Pastores que vos apascentem com conhecimento e inteligência.” Jeremias 3:15”
Igrejas oram, jejuam, choram, criam uma grande expectativa e convidam um pastor para lidera-las. Elas crêem que Deus o enviou para que lhes cubra de cuidados, oriente o caminho, indique os pastos verdejantes.
Existem igrejas onde as ovelhas estão abandonadas à própria sorte, são elas mesmas quem devem cuidar de si, tratar seus problemas, achar o caminho. Talvez você tenha ouvido: “Fulano é grande demais para que eu cuide dele, ou mesmo: esta não é minha ovelha!!”
O Desejo das ovelhas é que seu pastor esteja consciente de que ele é resposta de Deus a oração de Seu Povo, de que ele é designado pelo Senhor por suprir as necessidades de Suas ovelhas. Ovelhas precisam de pastor que as pastoreie!
2. Ovelhas desejam confiar em seu pastor - E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR -. Jeremias 23:04
Queremos ter a certeza de que o nosso pastor é fiel e ético quando abrimos a ele o nosso coração, quando confessamos coisas íntimas de nossas almas, pecados e fraquezas que muitas das vezes apenas o Senhor Deus as conhece.
Não são raros os casos onde o gabinete pastoral parece ter paredes de vidro, onde todos sabem o que lá acontece. Há casos onde o fato que é confiado ao pastor na segunda-feira é conhecido no domingo, no púlpito. Queremos um pastor que saibamos que é confiável.
3. Ovelhas desejam ser alimentadas – “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.. -. Jeremias 23:01
Queremos ser levadas a pastos verdejantes, ouvir acerca das maravilhas do nosso Deus, de seu amor, sua bondade, seu perdão, misericórdia, e até de sua justiça, desejamos conhecer todos os atributos de nosso Deus revelado em Sua Palavra. Quantos são os pastores que falam de suas conveniências, de si próprios, suas virtudes, e de coisas que muitas das vezes as incham, mas não alimentam suas ovelhas. O rebanho fica fraco e doente, mas ele é incapaz de perceber isso.
Intelectualidade e Teologia trazem conhecimento, mas não traz mudança!! Ovelhas precisam ser ministradas no coração, ovelhas precisam de alimento!
4. Ovelhas esperam que seu pastor lhes seja exemplo – “... mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (I Tim. 4:12).
Nós ovelhas queremos que nosso pastor nos seja como padrão de “homem de Deus”, que apesar de sua humanidade, mostre através de sua vida o zelo com a Bíblia e sua vida devocional, o cuidado com sua família e com seu relacionamento interpessoal. Não se engane pastor, para nós ovelhas você é uma pessoa em evidencia. Como nos disse o Pr Uziel: O mais importante não é quantos versículos você conhece, mas quantos deles você vive na prática!
Existe um jargão, que por vezes brincamos dizendo que ovelhas são burras... mas na verdade elas não são!
5. Ovelhas desejam o amor de seu pastor - Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a acha-la? (Lucas 15:4)
Um rebanho destes com 100 ovelhas provavelmente é de uma pessoa rica; Podemos assim pensar este pastor não era dono destas ovelhas, mas sim comissionado pelo Dono a pastoreá-las delas.
Desejamos pastores que não desistam de suas ovelhas, que demonstrem cuidado, amor, dedicação e alegria ao encontra-la. Queremos um pastor que nos ame, que se importe conosco, que cuide de nós!
DIFERENÇA ENTRE PASTOR E LOBO - Pastor Seiji Kikuti -
Pastores buscam o bem das ovelhas; lobos buscam os bens das ovelhas.
Pastores vivem à luz da cruz; lobos vivem debaixo dos holofotes.
Pastores têm fraquezas; lobos são poderosos.
Pastores são ensináveis; lobos são donos da verdade.
Pastores têm amigos; lobo tem admiradores.
Pastores vivem de salários; lobos enriquecem.
Pastores vivem para suas ovelhas; lobos se abastecem das suas ovelhas.
Pastores apontam para CRISTO; lobos apontam para si mesmo e para igrejas deles.
Pastores são humanos, são reais; lobos são personagens religiosos caricatos.
Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas; lobos perpetuam a infantilização das ovelhas.
Pastores são simples e comuns; lobos são vaidosos e especiais.
Pastores quando contrariados silenciam, aquietam; lobos rosnam e tornam-se agressivos.
Pastores apaziguam as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas.
Pastores se deixam conhecer; lobos se distanciam e ninguém chega perto.
Pastores alimentam as ovelhas; lobos se alimentam das ovelhas.
Pastores lidam com a complexidade da vida sem respostas prontas, lobos lidam com técnicas pragmáticas com jargão religioso.
Pastores vivem uma fé encarnada; lobos vivem uma fé espiritualizada.
Pastores se comprometem com o projeto do REINO; lobos têm projetos e reservas pessoais.
Pastores são transparentes; lobos têm agendas secretas.
Pastores dirigem igrejas-comunidades; lobos dirigem igrejas-empresas lucrativas.
Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.
Pastores buscam a discrição, lobos se auto-promovem.
Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas; lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.
Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a CRISTO; lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.
Pastores criam vínculo de amizade; lobos aprisionam em vínculo de dependência.
Seja Pastor de Verdade pois o povo já não suporta mais ser liderado por lobos!