sexta-feira, outubro 03, 2008

Melhor é um amigo do que um Dorflex*...


Tenho refletido muito em minhas amizades, as que tenho, as que não tenho, as que perdi, e as que estão por vir... Dias atrás assisti no Globo Repórter um programa especial que tratava de como amizades podem fazer bem a saúde, segundo a reportagem “Quem não tem amigos, está propenso a ter mais doenças...”. Acho que melhor é um amigo do que um Dorflex! (rsrsrsr).
Neste mesmo programa foi mostrado o caso de dois amigos, onde um deles salvou a vida do outro, doou um de seus rins ao amigo que estava desenganado. Não sei se eram cristãos ou não, mas achei isso coisa de Deus!
A Bíblia nos relata muitos exemplos de amizade. Há lá os amigos de Jó, que ao meu ver foram mais producentes quando permaneceram em silêncio, mas ao menos estavam lá... Amigos também são assim, às vezes erram, talvez no fundo queriam acertar!
Há Rute e Noemi, uma amizade que resultou em umas das mais belas declarações de amor da Bíblia: “Aonde quer que tu fores irei também, e onde quer que pousares também pousarei, teu povo é o meu povo e teu Deus é o meu Deus...”.
Mas tem aquele relato dos cinco amigos em Marcos 2.1-12, onde um deles era paralítico. Aqueles são amigos do tipo que todos nós gostaríamos de ter. Eles se alegravam com o que se alegra, sofriam com o amigo que sofria. Eles não ignoravam os problemas como se nada acontecesse, como se o mundo fosse perfeito. Eles eram sinceros e dedicados, a ponto de se importarem o suficiente para fazer o que estava ao seu alcance para levantar o amigo. Amigos também servem pra isso, para mostrar quem somos e o que precisamos para ser pessoas melhores, mesmo que isso requeira esforço e doa. Eles seguram as cordas e levaram o amigo até Jesus. Amigos seguram cordas, seguram barras, às vezes são nosso único suporte, seguram até nosso mau humor. Eles nos ajudam a levantar e andar.
Mas se não fossem estes amigos, o que seria de nós? O Stênio Marcius gravou uma linda canção que ao ouvi-la me emocionei, consegui enxergar nesta canção o valor de amigos verdadeiros, mais ainda do Verdadeiro Amigo.
Espero ainda ter grandes amigos, mas espero acima de tudo, ser amigo. Afinal amigos fazem bem à saúde, tendo ou sendo.

Sem comentários: