segunda-feira, maio 26, 2008

Pródigo


Estava ouvindo "Longe de Casa", uma música do Pr Gerson Borges, fiquei meditando na letra... Erradamente eu achava que pródigo é quem deixa o lar, ou aquele que vai embora.
A palavra pródigo significa: aquele que gasta sem controle, além de sua posses. Enquanto avarento é aquele que retem, pródigo é aquele que desperdiça, que não dá o mínimo valor ao que tem, normalmente o que lhe foi dado.
Quantas vezes recebemos riquezas de Deus e simplesmente as exaurimos descontrolamente: A oportunidade de fazer parte do Corpo, as amizades, a paz e o prazer de "habitar" na Casa do Pai. Gastamos, torramos... como se fossem algo sem valor. Mas como na história do filho pródigo, talvez em algum momento a gente caia em si e perceba quanto era boa a segurança da Casa do Pai, sentir falta do perfume da plena comunhão com Ele, de nosso lugar à mesa, da festa, das conversas sem impedimentos com Ele, do calor de seu abraço. Será que também não somos pródigos?

Longe de Casa

Um dia deixei você,
quando fui ingrato e mau.
Nem ao menos agradeci
seu amor, o seu carinho.
Um dia, deixei você
e achei tudo tão normal.
Ninguém sabe o que é sofrer
até descobrir sozinho.

Longe de casa, longe de casa,
dura pouco a ilusão.
Longe de casa, longe de casa,
adoece o coração
e não há ninguém por perto,
longe de casa é um deserto.
Longe de casa, longe de casa,
só há solidão.

Pai, eu te abandonei,
quanta coisa destruí!
Mas agora aprendi
que esse mundo é perigoso.
Eu quero recomeçar,
levantar onde caí.
Eu tô cansado de mendigar
tendo um pai tão amoroso!
Longe de casa, longe de casa,
dura pouco a ilusão.
Longe de casa, longe de casa,
adoece o coração
e não há ninguém por perto,
longe de casa é um deserto.
Longe de casa, longe de casa,
só há solidão.

Sem comentários: