terça-feira, março 27, 2012

Nosso tempo



Estão assassinando o belo, matando diariamente o sublime e solene. Cada dia me espanto mais com o culto à banalidade desta geração com o consentimento das antigas.

sexta-feira, março 23, 2012

Surpreender



"Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3:1-6)

O fato explícito desta passagem é lindo, mas o implícito é maravilhoso e profundo! Os apóstolos encontraram um homem que esmolava. Na verdade carecia de algo que talvez para a maioria de nós não seria aparente, por que temos o péssimo hábito de olharmos superficialmente.
Aquele mendigo à porta nada esperava das muitas pessoas que ali passavam, além de uns poucos trocados para suprir a miséria de mais um dia, em seus incontáveis anos de sofrimento. O que seria mais um dia em sua sina, foi o melhor de sua vida! Cheios do Espírito Santo, os apóstolos Pedro e João o surpreenderam com aquilo que tinham de melhor. "... Mas o que tenho isso te dou!", disseram. Deram o que tinham de melhor!!!
Todos os dias esbarramos com pessoas que mesmo indiretamente nos pedem alguma coisa. Porém, dificilmente damos além daquilo que nos é requerido. Uma pessoa nos olha, apenas reagimos olhamos de volta... quando muito sorrimos ou damos um bom dia...
Penso, poderíamos ir além do obvio. Mas são tantas as desculpas, pode ser que nosso dia não tenha sido bom, tem a incerteza da reciprocidade, os preocupamos com o que irão pensar... assim não damos nada além do trivial. Erradamente eu já disse a minha esposa, que não devemos esperar muito das pessoas, por que assim não nos derem nada, nossa expectativa não será frustrada. Mas, sinceramente tenho repensado esta minha fala, pois agir assim é viver na mediocridade.
Os apóstolos a exemplo e em nome de Jesus deram aquele homem algo maior e melhor do que esperado. Não tenho o que você quer, mas tenho o que você precisa: "Em nome de Jesus levanta e anda!"
O que temos dado aos que nos procuram? Talvez tenha passado da hora de surpreendermos aos que andam ao nosso redor.

quinta-feira, março 22, 2012

Amor de Índio

Ao meu amor, Carla.

Amor de Índio

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo o cuidado
Meu amor
Enquanto a chama arder
Todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado
Com arco da promessa
Do azul pintado
Pra durar
Abelha fazendo o mel
Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor
E ser todo
Todo dia é de viver
Para ser o que for
E ser tudo
Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho
É mais que sagrado
Meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado
E alimenta de horizontes
O tempo acordado de viver
No inverno te proteger
No verão sair pra pescar
No outono te conhecer
Primavera poder gostar
No estio me derreter
Pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser tudo
Sim, todo amor é sagrado
(Beto Guedes)