segunda-feira, outubro 25, 2010

Testemunhos

A HISTÓRIA

Um casal de missionários no Oriente Médio viajava de uma cidade para outra. Pararam no posto. Ela viu um senhor caminhando de um lado para outro, barba grande, arma nas costas. Ficou incomodada e resolveu entregar uma Bíblia para ele. Conversou com o marido que, imediatamente a repreendeu. Ela insistiu mas não foi atendida. Pouco depois de saírem, ainda sem nenhuma paz, ela pede para o marido parar o carro e lhe diz: “eu quis fazer a minha parte. O sangue desse homem não está sobre mim, mas sobre você…” O marido, contrariado mas constrangido com a palavra de sua mulher, dá meia volta, chega novamente ao posto, despede-se da mulher, com a certeza de que corre risco de vida, e vai na direção do homem, com a Bíblia nas mãos. Quando aborda o senhor e lhe entrega a Bíblia, o homem a recebe a abraça e a beija. Conta: “há três dias estou nessa cidade pois sonhei com um homem muito poderoso, que me disse para caminhar até aqui e esperar uma pessoa me entregar a Palavra da Vida”.
Não acredito que sangue recaia sobre nós, mas acredito no incômodo daqueles que são cheios do Espírito e que podem participar de processo sobrenaturais desse mesmo Espírito. É isso o que quero para minha vida e de meus irmãos Senhor. Quero participar do que estás fazendo no mundo.

A PESSOA

Lilby e Tom Little vivem em Kabul há 30 anos. Ele é dentista e organiza projetos nos finais de semana junto com outros profissionais em comunidades de vilarejos carentes do Afeganistão. Organizou mais um no último mês. Ligou para sua esposa Lilby dizendo que tinha sido muito difícil pois o carro não havia chegado ao local e tiveram que acampar na chuva e depois caminhar alguns quilômetros com todos o equipamento. Trabalharam o dia todo e continuaram caminhando até chegar à casa do pastor que os receberia. Uma das jovens teve sérias feridas nos pés. Chegando à casa, um amigo a estava ajudando a limpar as feridas, quando um pastor afegão aproximou-se emocionado e começou a dizer: “poecha makabul, poecha, makabul”, que quer dizer “formosos são os pés, formosos são os pés.”
Trabalharam novamente no dia seguinte. Tom ligou novamente, dizendo que já estavam saindo e que chegaria em casa no início da noite. Nunca chegou. Ele e mais 14 pessoas foram assassinadas a caminho de Kabul.
Quando o FBI foi avisar Lilby, levou alguns dos pertences de Tom, dentre eles, o caderno sujo de sangue, onde estava suas impressões do projeto e o devocional que tinham feito na noite anterior. Os textos eram Efésios 2. 10 e “somos o bom perfume de Cristo”.
“Não sei por qual motivo eles foram assassinados e talvez nunca saberei, mas sei qual foi o motivo pelo qual entregaram suas vidas. O preço que pagamos não é maior do que o amor de Cristo por nós e pelo povo Afegão, por quem Ele se entregou” disse Lilby com a voz embargada. “Tem sido difícil sem meu Tom, mas ele combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé”.
O sangue de Tom, nas páginas daquele caderno, é a assinatura mais autêntica de alguém que viveu e morreu por Cristo e por seu povo.


Retirado dos relatos do Pr Fabrício Cunha na Cape Town 2010.