quinta-feira, janeiro 25, 2007

amor em todo tempo

Durante a semana, tivemos duas “perdas” em nossa igreja. João Brun e Floriano Viana, dois irmãos queridos, por quem oramos durante um longo tempo, partiram para a eternidade. Agora eles descansam em paz nos braços do Senhor.
Passados os funerais, algo ainda me impressiona. Saber como a igreja é importante na vida de seus membros. Nesses momentos, a solidariedade entre os irmãos pode ser sentida em sua plenitude. O amor que, por diversas vezes, cantamos em nossos hinos deixa de ser simples poesia. Torna-se algo palpável, em forma de abraços, mãos e ombros cedidos, de lágrimas compartilhadas. Talvez esse seja o momento em que a capacidade de se colocar no lugar do outro se torne mais presente em nossas vidas.
Há uma outra coisa que também me intriga. Por que será que esperamos por um momento de dor para demonstramos o quanto amamos o nosso próximo? Não que isso seja inválido. Pelo contrário. O que seria de nós se na dor não tivéssemos um ombro amigo? No entanto, gostaria que pudéssemos viver isso em ocasiões comuns: naquela visita de surpresa no fim de tarde, em telefonemas despretensiosos (apenas para saber como nosso está irmão), com elogios, com sorrisos, com tolerância, com palavras de incentivo, com a lembrança de alguém em nossas orações... Será que isso é uma utopia? Sinceramente, acredito que não. Talvez seja sim uma questão de hábito. Que possamos criar e aproveitar oportunidades para demonstrar esse amor que temos com abundância em nossos corações, a tempo e fora de tempo. Então, vamos tentar?
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
(João 13:35)

sexta-feira, janeiro 05, 2007

hora de recomeçar


Como é maravilhoso saber que nosso Deus nos permite recomeçar. Podemos ver isso em diversos relatos bíblicos. Na história de Adão, que após sua rebelião foi expulso do paraíso e, ainda assim, pôde recomeçar. Na vida de Saulo, o grande perseguidor da igreja, que também teve uma chance de recomeço, e tornou-se Paulo, o apóstolo. O Senhor em sua misericórdia dá ao homem oportunidades de reinício. Ele é o oleiro que quebra, molda e usa de acordo com Seus propósitos.
Na narrativa de Lucas, há um outro personagem, que não por acaso fala muito ao meu coração. Zaqueu, o cobrador de impostos se encontrou com Jesus e teve sua história reescrita. Zaqueu mesmo declarou ao mestre: “... se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” (Lc 19:8). Em outras palavras: "Senhor, reconheço meu erro, quero recomeçar!" E recomeço requer, acima de tudo, uma atitude de mudança.

Pense comigo agora, quantas vezes erramos, pecamos contra o Senhor ou ferimos nosso irmão? Quantas vezes propomos algo em nosso coração que, em princípio, arde como uma chama, mas com o passar dos dias acaba caindo no esquecimento?

Estamos iniciando um novo período, há apenas poucos dias do começo do ano. Ainda que não exista tempo específico para o aperfeiçoamento, este é sem dúvida um bom momento. Querido irmão, talvez o Senhor esteja te chamando para um recomeço, quem sabe você precisa perdoar e ser perdoado? Dedicar-se mais a comunhão com Deus? Ou mesmo ter uma vida mais atuante na igreja? Eu não faço idéia do que possa ser, mas sei que o primeiro passo já foi dado por Deus, como eu já disse, Ele é oleiro. E você vai se colocar como barro em Suas Mãos?
Que o Senhor te abençoe, te dê um feliz 2007, e um bom recomeço!

“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Corínthios 5:17)

segunda-feira, janeiro 01, 2007

freedom


Come see... come see with spirit eyes
Come see... the door is open
Come near... come weary and ashamed
Come near... His arms are open
Come live... come live in freedom here
Come live... the chains are broken
Come rest... come take his gift of grace
Come rest... the word is spoken
The word is spoken
Come see... come see with spirit eyes
Come see... the door is open
Come home... come lay your burdens down
Come home... His arms are open
His arms are open, His arms are open
His arms are open...
The chains are broken...